×
Outubro 16, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do morango no BR
MG e SP correspondem a 66% do total produzido no País

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do morango no BR Ver fotos

Piracicaba, 16 – Os principais estados produtores de morango no Brasil são Minas Gerais e São Paulo (66% do total). A colheita ocorre de 50 a 100 dias após o plantio, dependendo do clima e da variedade, e vai de junho a dezembro em São Paulo, e de maio a outubro em Minas Gerais. A produção mineira pode estender até dezembro no caso de cultivo protegido. O clima ideal é seco e ameno, com grande amplitude térmica e obrigatoriedade de irrigação por aspersão ou gotejamento. 

O retorno financeiro é distinto nos meses de colheita: nos primeiros períodos, os preços são bastante elevados, mas, no final da temporada, chegam a ficar inferiores ao custo de produção. Ainda assim, os preços nos primeiros meses compensariam a forte queda no encerramento da safra. 

Por ser uma cultura com custos altos, a contratação de um grande número de funcionários se torna pouco vantajosa devido às legislações trabalhistas, o que favorece a agricultura familiar. Produtores também consideram que um bom preço médio ao longo da safra é um desafio, dadas as variações expressivas nos preços. Lidar com o clima é cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de o morango ser bastante sensível e devido à falta de informação sobre o manejo da cultura. 

Mais informações sobre o cultivo de morango (e de outros oito produtos) estão na edição de setembro da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
cultivo
Hortifruti Brasil
hortifrútis
morango
morango no Brasil
novos mercados
produção de morango
rentabilidade