×
Mamão
Dezembro 1, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação do mamão nos envios à UE?
BR se consolida como o maior exportador ao bloco

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação do mamão nos envios à UE? Ver fotos

Piracicaba, 1° – O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de mamão – esteve no 2º lugar no ranking em 2014 (último ano disponível), segundo dados da FAO. Contudo, do total produzido pelo País, apenas um pequeno percentual é destinado ao mercado externo.

De acordo com agentes consultados pela Hortifruti Brasil, as principais regiões exportadoras brasileiras estão localizadas nos estados do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte, que juntos enviaram cerca de 60% do volume destinado à União Europeia na média dos últimos cinco anos, de acordo com a Secex. 

O estado do Espírito Santo está no primeiro lugar no ranking dos exportadores brasileiros. Apesar de o mamão ter grandes problemas fitossanitários, o clima é propício ao cultivo na região norte do estado – assegurando, assim, o padrão exigido para comercialização internacional. 

O consumo europeu de mamão é crescente, apesar de ainda baixo perto da produção global ou até mesmo frente à demanda por outras frutas. Segundo o relatório de mamão do CBI, de novembro de 2016, estratégias promocionais poderiam contribuir para o aumento do consumo da fruta na União Europeia, principalmente com foco nos atributos nutricionais da fruta. 

A União Europeia geralmente importa mamão no outono e no inverno do hemisfério Norte, quando a baixa produção de frutas regionais no bloco torna o mercado mais atrativo a produtores estrangeiros. Contudo, as entradas mensais têm pouca variação durante o ano, favorecendo as importações da fruta brasileira. 

Segundo colaboradores da Hortifruti Brasil, a produção de mamão constante no Brasil favorece o fornecimento de frutas com excelência ao bloco. Este cenário tem sido favorável ao Brasil nos últimos anos.

Quer saber como está o desempenho brasileiro das exportações de mamão à UE? Confira, na edição completa da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br, FAO, CBI e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
envios de frutas brasileiras
exportações de mamão
mamão
mercado internacional
produção de mamão
união europeia