×
Batata
Agosto 24, 2016
Chuva e geada reduzem ritmo de colheita e plantio de batata
Com o tempo firme, atividades já voltaram ao normal

Por Guilherme Paranhos, Emanuel Filho e Lenise Andresa Molena
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Chuva e geada reduzem ritmo de colheita e plantio de batata Ver fotos

Produtores de Vargem Grande do Sul (SP), Sudoeste Paulista, Sul de Minas e Triângulo Mineiro (MG) tiveram dificuldades na colheita no último fim de semana (20 e 21/08) por conta das chuvas. As praças paulistas foram as que receberam maiores volumes precipitações: 67 mm em Vargem Grande do Sul e 60 mm em Itapetininga (Sudoeste Paulista), segundo o Jornal do Tempo.

Assim, houve menor oferta de batata, elevando os preços na segunda-feira, 22. O aumento mais expressivo foi no atacado do Rio de Janeiro, onde o tubérculo se valorizou 55% na segunda em relação sexta-feira passada, 19, com preço médio de R$ 141,67/sc de 50 kg.  No atacado paulistano, a cotação foi de R$ 119,17/sc de 50 kg, 15% maior na mesma comparação. As cotações voltaram a cair na terça-feira, 23, com a normalização de colheita nessas regiões atingidas pela chuva.

Chuvas e geadas no início da semana também atrapalharam as atividades de plantio da safra das águas no Sul do País. Em Guarapuava (PR), por exemplo, produtores já esperavam pela frente fria, e interromperam o plantio durante as precipitações. 

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
chuva
colheita
geada
HF Brasil
Hortifruti Brasil
sudoeste paulista
Sul de Minas
triângulo mineiro
vargem grande do sul