×
Batata
Abril 4, 2018
BATATA/CEPEA: Plantio das secas segue para o final
Segundo produtores, desempenho das lavouras é considerado satisfatório

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Plantio das secas segue para o final Ver fotos

Piracicaba, 04 – O cultivo da safra das secas de batata se encerrou em quase todas as regiões produtoras – até o final de março, 90% da área alocada ao tubérculo foi plantada. De acordo com produtores, o desempenho das lavouras era considerado satisfatório na maior parte das regiões, sem a ocorrência de significativos problemas fitossanitários até o fim do mês passado (o maior deles, na temporada, seria com canela preta, que já vem sendo controlado).

No Sudoeste Paulista, as elevadas temperaturas em março prejudicaram o plantio – fato que poderá, inclusive, resultar em alguma quebra de produtividade no início da safra. Em Curitiba (PR), as chuvas atrasaram o início do plantio, que tinha previsão de alcançar 5% da área em janeiro. Assim, as atividades se concentraram em fevereiro na região paranaense, totalizando 80% no enceramento do mês – parte das atividades previstas para março foi antecipada.

Já em Ponta Grossa (PR), os bataticultores optaram por postergar 5% do plantio/das atividades para março, na expectativa de melhora dos preços. Assim, o cultivo foi encerrado em todas as praças sulistas naquele mês. Em outras regiões (Sudoeste Paulista, Sul e Cerrado Mineiro), o plantio da temporada das secas deve seguir o calendário, sendo totalmente concluído no início de maio.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
clima
cultivo
plantio
produção de batata
safra das secas de batata