×
Alface
Maio 23, 2018
ALFACE/CEPEA: Clima está favorável à produção paulista
Oferta pode se normalizar no decorrer deste mês

Por Isabela Camargo, Lívia Rebeca Luz e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Clima está favorável à produção paulista Ver fotos

Piracicaba, 23 – A oferta de alfaces pode se normalizar no decorrer deste mês nas regiões de Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP), à medida que o ciclo de desenvolvimento se estabilizar com a transição da estação de calor para o frio. Somado a isso, o clima menos chuvoso pode contribuir para a melhora da produtividade.

Em abril, o atraso no ciclo de crescimento das folhosas reduziu a oferta, impulsionando os preços de todas as variedades. Na região de Mogi das Cruzes, o valor da variedade americana foi de R$ 16,98/cx com 20 unidades, alta de 50% no mesmo período.

Os preços mais elevados e o atraso no desenvolvimento levaram muitos produtores a colherem as alfaces antes do ponto ideal – com a finalidade de terem produto para abastecer o mercado e aproveitarem as melhores cotações –, resultando em produtos inferiores ao padrão adequado na primeira quinzena do mês. O aumento dos valores contribuiu para "segurar" as vendas de mudas nas regiões paulistas, que caíram na primeira semana de abril, em função dos baixos resultados de março e da preparação para a redução do transplantio (tendo em vista a proximidade da temporada de inverno).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
ciclo de desenvolvimento alface
clima
oferta
produção de alface