×
April 28, 2021
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno se inicia com alta dos preços
Lavouras apresentam bom desenvolvimento

By Felipe Wohnrath, Luana Chiminasso e João Paulo Deleo
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno se inicia com alta dos preços See photos

Piracicaba, 28 – Apesar das restrições de circulação de pessoas impostas para o controle da pandemia no Brasil, que limitam o comércio de HFs, o mês de abril tem sido marcado por melhores preços do tomate aos produtores, se comparados a março. Este cenário se dá, principalmente, pela menor oferta do produto, por conta da desaceleração da safra de verão e início ainda lento da temporada de inverno. Assim, a valorização frente a março, na parcial do mês (até o dia 27/04), é de 27%, à média de R$ 34,02/cx (ponderado por classificação) – o valor também está 19% acima dos custos de produção, que registram média de R$ 28,53/cx.

Ainda que a oferta esteja aumentando gradualmente nas lavouras de inverno, por conta da entrada de mais áreas em período de colheita, a maturação dos frutos segue controlada, devido às temperaturas amenas. Neste mês, Araguari (MG), Pimentas (MG), Paty do Alferes (RJ), Sumaré (SP) e Mogi Guaçu (SP) iniciaram a colheita de inverno.

No geral, nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, as expectativas de produção são positivas, principalmente devido ao clima propício (ameno e seco). Assim, os tomates estão com boa qualidade e, em sua maioria, graúdos e sem defeitos decorrentes de problemas fitossanitários – os quais seguem controlados na maior parte das áreas, tanto em termos de pragas quanto de doenças, sendo registrados apenas alguns focos, contidos por eficiente controle.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
colheita da safra de inverno de tomate
cotação de tomate
HF Brasil
oferta de tomate
preço de tomate
produção de tomate
safra de tomate
Comments