×
January 27, 2020
TOMATE/CEPEA: Lavouras de Caçador (SC) estão sadias e produtivas
Clima seco no início do ano facilitou o controle das doenças

By Juliana A. T. Parede, Lenise A. Molena, Raquel M. Sabelli e João Paulo Deleo
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
TOMATE/CEPEA: Lavouras de Caçador (SC) estão sadias e produtivas See photos

Piracicaba, 28 – As praças de Caçador e Urubici (SC) iniciaram a colheita da safra de verão 2019/20 de tomate no final de dezembro de 2019 e, até o momento, as roças vêm apresentando boa produtividade. Em Caçador (SC), a maioria dos produtores começou as atividades em 20 de dezembro e, apesar da ocorrência de bacterioses (por conta de precipitações), o desenvolvimento das lavouras está positivo – devido ao clima mais seco entre a última quinzena do ano passado e início deste mês, que facilitou o controle das doenças e favoreceu a qualidade dos frutos.

Além disso, a incidência de viroses neste ano está bastante inferior à verificada em 2019, uma vez que os produtores estão optando por cultivares resistentes. Em dezembro, a produtividade média da região foi de 333 caixas/mil pés, enquanto o preço médio do tomate salada longa vida ponderado pela classificação ficou em R$ 29,18/cx.

Na parcial de janeiro (06 a 24/01), as cotações estão nos mesmos patamares registrados no mês anterior, de R$ 30,11/cx. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, como as lavouras colhidas neste mês e no próximo estão com melhor sanidade em relação às primeiras, cujas atividades ocorreram em dezembro, a expectativa é que o rendimento também seja maior.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
clima
desenvolvimento
oferta de tomate
preços de tomate
produção de tomate
produtividade
qualidade
safra de verão 2019/20 de tomate
tomate
Comments