×
February 25, 2021
TOMATE/CEPEA: Fevereiro é marcado pelo pico da safra de verão 2020/21
Tomates de Caçador (SP) têm acentuada desvalorização

By Felipe Wohnrath, Luana Chiminasso e João Paulo Deleo
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
TOMATE/CEPEA: Fevereiro é marcado pelo pico da safra de verão 2020/21 See photos

Piracicaba, 25 – De acordo com as expectativas, o preço do tomate registra queda acentuada neste mês frente a janeiro, principalmente devido ao pico de safra da temporada de verão. Na parcial do mês (1° a 25/02), a média negociada por produtores para o tomate salada é de R$ 38,40/cx (ponderada por classificação), redução de 24% na comparação com o mês anterior.

Caçador (SC) foi a região produtora com maior desvalorização no período – de 31%, na mesma comparação –, embora o produto ainda registre preços médios acima dos custos de produção. No entanto, este cenário tem se alterado nesta segunda quinzena, com valores já ficando próximos ou abaixo dos custos, pressionando as cotações em relação às demais praças.

Dentre os motivos, estão a maior oferta de tomates ponteiros (referente aos cultivos da "safra do cedo"), problemas de qualidade ou padrão (como frutos manchados, com menor calibre e maduros) e o pico de safra da região. A praça catarinense, vale lembrar, tem uma grande área cultivada e a colheita costuma se concentrar justamente neste mês (correspondendo a 40% da oferta total). Neste cenário, os volumes – que têm aumentado desde a segunda quinzena de janeiro – devem continuar firmes nas próximas semanas.

Apesar da maior oferta de tomates ponteiros nos últimos dias, produtos da safra do "meio" também vêm sendo colhidos – apresentando boa qualidade nas lavouras mais novas e, consequentemente, maiores preços, suficientes ao menos para cobrir os custos de produção. Para março, a oferta nacional deve diminuir, com a desaceleração da safra de verão.

Source: hfbrasil.org.br

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
colheita de tomate
cotação de tomate
HF Brasil
oferta de tomate
perspectivas para o mercado de tomate
preços de tomate
safra de verão de tomate 2020-2021
volume nacional de tomate
Comments