×
August 8, 2019
MELÃO/CEPEA: Safra principal se encerra no Vale
Preço sobe... Assim como o custo de produção

By Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
MELÃO/CEPEA: Safra principal se encerra no Vale See photos

Piracicaba, 08 – A safra principal de melão, que se iniciou em abril, foi finalizada no Vale do São Francisco (BA/PE) em julho. A partir de agora, o mercado nacional será majoritariamente abastecido pelo Rio Grande do Norte/Ceará, com poucos produtores ainda ofertando a fruta na praça baiana/pernambucana.

De modo geral, a campanha principal do Vale foi marcada por bons preços. Mas, ao mesmo tempo, os custos estimados de produção também subiram, limitando a rentabilidade (quando comparado à safra passada). Entre abril e julho/19, o amarelo a granel foi vendido na média de R$ 1,35/kg na região, valor 31% maior que o do mesmo período de 2018 e 80% superior ao mínimo estimado por produtores para cobrir os gastos da produção – no ano passado, este valor havia ultrapassado em 110%.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os maiores preços do melão estiveram relacionados à menor produção no período – enquanto houve queda de produtividade no Vale, devido às chuvas mais frequentes neste ano, a produção da entressafra do RN/CE também foi inferior, já que as precipitações recorrentes desestimularam o cultivo na região. Por outro lado, os maiores volumes de chuva culminaram em investimentos em defensivos agrícolas, principalmente em fungicidas – o que aumentou o custo de produção, que já estava se elevando desde o segundo semestre/18, por conta do frete e do dólar.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
clima
cotação
custos de produção
melão
oferta de melão
preços de melão
produtividade
rentabilidade
safra de melão do RN/CE
safra de melão do Vale
Comments