12/08/2020

MELÃO/CEPEA: Safra 2020/21 se inicia no RN/CE

Ritmo de colheita está mais lento que o habitual

By Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Em parceria com
Syngenta
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
  • Larger | Smaller
MELÃO/CEPEA: Safra 2020/21 se inicia no RN/CESee photos

Piracicaba, 12 – Neste mês, foi dada a largada para a safra principal de melão do Rio Grande do Norte/Ceará. Porém, o ritmo de colheita tem sido mais lento, devido, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, às incertezas de mercado geradas pela pandemia da covid-19, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, resultando em queda na área cultivada na região.

Vale destacar que a maior ocorrência de chuvas na praça potiguar/cearense neste ano também refletiu no atraso do plantio por parte de alguns produtores. Os que iniciaram a atividade em meados de maio, por exemplo, tiveram que redobrar os cuidados para controlar as doenças fúngicas (destaque para míldio e oídio) e bacterioses – o que implicou, ainda, no aumento do custo de produção, juntamente com o impacto da valorização do dólar nos insumos, que deve se manter nos próximos meses.

Apesar disso, melonicultores estão otimistas em relação ao retorno das exportações, que representam o destino de 80% da área do RN/CE. Isso porque, apesar da pressão dos importadores em baixar o preço médio, o câmbio deve continuar favorecendo os ganhos. Destaca-se, também, que exportadores apostam em recuperação de mercado mais rápida nos principais países importadores nos próximos meses, especialmente os europeus, devido às medidas de contenção da covid-19 mais efetivas (desde que novos surtos da doença não ocorram).

Source: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, colheita de melão, custo de produção de melão, exportações de melão, oferta de melão, perspectivas para o mercado de melão, safra de melão no RN/CE

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here