×
August 13, 2020
MANGA/CEPEA: Exportações são recordes em julho
Na parcial do ano, volume exportado é o segundo maior da história

By Felipe Spessotto e Fernanda Geraldini Palmieri
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
MANGA/CEPEA: Exportações são recordes em julho See photos

Piracicaba, 13 – Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, as exportações brasileiras de manga têm registrado bom desempenho neste ano. Apesar de não atingir o recorde de 2019, este é o segundo maior volume exportado entre janeiro e julho na história – e, inclusive, os envios do mês passado foram recordes para o mês, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Diante da boa demanda internacional, os preços da manga estão positivos para este segmento, superando os valores praticados no mercado interno. Na semana passada (03 a 07/08), por exemplo, a palmer para exportação teve média de R$ 2,86/kg, enquanto a mesma variedade, para mercado interno, foi comercializada a R$ 2,15/kg – ambas no Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora.

Além de beneficiar a rentabilidade de exportadores, o bom ritmo dos envios também tem, pelo menos até o momento, contribuído para o controle da oferta interna e impedido quedas expressivas nas cotações nacionais.

A perspectiva é que a oferta comece a aumentar a partir de meados deste mês – juntamente com a abertura da janela de exportação aos Estados Unidos –, com manutenção dos envios à Europa. Assim, produtores estão otimistas quanto ao cenário externo, visto que não há indicativos de redução de demanda e que as frutas do Vale devem registrar bons volume e qualidade neste segundo semestre.

Source: hfbrasil.org.br e Secex

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
cotação de manga
envios de manga ao mercado externo
exportações de manga
mercado internacional de manga
oferta de manga
perspectivas para o mercado de manga
preços de manga
produção de manga
Comments