×
July 2, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Volume colhido recua quase 20% na campanha 2019/20
Quebra de safra da fuji foi bastante expressiva

By Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
MAÇÃ/CEPEA: Volume colhido recua quase 20% na campanha 2019/20 See photos

Piracicaba, 02 – No Sul do Brasil, o volume colhido de maçã recuou quase 20% nesta safra 2019/20, totalizando cerca de 939 mil toneladas, de acordo com a ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã). Isso porque diversos fatores climáticos impactaram a produção, como o inverno ameno, as chuvas na primavera (período de florada) e o grande déficit hídrico no verão do ano passado.

A variedade mais afetada foi a fuji, que teve quebra de safra bastante expressiva, principalmente em São Joaquim (SC) e Vacaria (RS). Assim, agentes estimam que, do volume total colhido nesta campanha, apenas 35% seja de fuji e 60% de gala.

Houve, ainda, maior concentração de frutas miúdas, em decorrência do clima mais seco no período de enchimento das maçãs. De acordo com agentes, este cenário reduziu a participação das frutas graúdas (até o calibre 110) no volume colhido da safra, devendo ser de apenas 20% para a fuji e de 10% para a gala.

Como resultado, as cotações de maçãs de maiores calibres foram impulsionadas neste ano. No segundo trimestre de 2020 (abril a junho), por exemplo, o preço da gala calibre 110 Cat 1 foi de R$ 89,77/cx de 18 kg na média das regiões classificadoras, alta de 48% frente ao mesmo período do ano passado. Já a fuji de mesmo perfil foi vendida por R$ 94,81/cx de 18 kg, aumento de 68% na mesma comparação.

Para o segundo semestre, apesar das incertezas no mercado nacional, diante da crise decorrente do coronavírus, a menor oferta de maçãs pode assegurar ajustes favoráveis à comercialização e aos preços, principalmente para frutas de maiores calibres.

QUALIDADE – Nesta temporada, a qualidade de conservação e organoléptica das maçãs está bastante positiva. Segundo agentes, o volume das categorias superiores (1 e 2) deve representar cerca de 65% do total colhido – o que tem contribuído para o armazenamento e comercialização da fruta.

Vale destacar que, como essa qualidade pode colaborar para que as classificadoras mantenham alguns lotes armazenados por um maior período, a oferta pode ser mais "uniforme" nos próximos meses.

Source: hfbrasil.org.br e ABPM

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
clima
colheita de maçã
Maçã
oferta de maçã em 2019/20
oferta de maçã fuji
oferta de maçã gala
perspectivas
preços de maçã
produção de maçã
Comments