×
June 12, 2019
CENOURA/CEPEA: Safra de verão se aproxima do fim
Preços estão cinco vezes superiores aos de 2018

By Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
CENOURA/CEPEA: Safra de verão se aproxima do fim See photos

Piracicaba, 12 – A temporada de verão 2018/19 de cenoura está chegando ao fim em São Gotardo (MG), restando cerca de 10% da área total para ser colhida. Segundo agentes, o clima tem sido favorável às atividades desde o início de junho – tanto a colheita quanto o plantio das variedades de segundo semestre têm bom ritmo.

Quanto à safra de inverno, boa parte das áreas já foi plantada (cerca de 80%). O clima está mais seco na região, porém, devido ao elevado volume pluviométrico registrado neste ano, os reservatórios estão abastecidos e não há perspectiva de falta de água – fator que deve favorecer o desenvolvimento das raízes para a temporada de inverno. Por outro lado, gastos com irrigação podem se elevar, devido à ausência de chuvas.

Com o clima típico do outono, a produtividade das lavouras do Cerrado Mineiro se elevou em 7,3% na primeira semana deste mês (1º a 07/06) frente à média de maio. O melhor resultado se deu pela diminuição dos descartes, devido à menor incidência de chuvas no momento do plantio. Porém, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, ainda há ocorrência de nematoides e "pintas" nas cenouras – mas, em menor proporção.

Embora as cotações tenham caído no início deste mês, em decorrência do leve aumento da oferta nacional, ao compará-las com o mesmo período do ano anterior (jun/18), estão cinco vezes mais altas. A média da caixa de 29 kg de "suja", na parcial deste mês, é de R$ 46,50.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
cenoura
cenoura em São Gotardo
Cepea
clima
cotação
preços de cenoura
produção de cenoura
produtividade
qualidade
safra de inverno de cenoura
Comments