×
June 7, 2021
CENOURA/CEPEA: Cotações caem significativamente em maio
Maior oferta continua sendo a principal causa

By André Camarotti, Luísa Purchio e Marina Marangon
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
CENOURA/CEPEA: Cotações caem significativamente em maio See photos

Piracicaba, 07 – O mês de maio foi marcado por constantes desvalorizações da cenoura em todo o território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 9,65, valor 43% menor na comparação com abril.

O fechamento de estabelecimentos e a redução da circulação de pessoas, por conta das restrições da pandemia, têm dificultado o comércio e o escoamento das raízes, influenciando este cenário de baixa nos preços. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam, ainda, que a queda do poder de compra do brasileiro também tem reduzido a frequência de ida da população aos estabelecimentos, mesmo com a reabertura.

Porém, além das dificuldades em relação à demanda, o principal fator que tem afetado o mercado de cenoura é o maior volume de mercadorias – devido à maior área plantada em GO nesta temporada de verão. No mais, a produtividade do mês de maio também foi maior na comparação com abril, fechando à média de 70 t/ha e elevando ainda mais a oferta das raízes. Assim, na primeira semana de junho (31/05 a 04/06), os preços registraram média de R$ 6,45/cx.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
área plantada de cenoura na safra de verão 2021
cenoura
Cepea
cotação de cenoura
HF Brasil
mercado de cenoura
oferta de cenoura
preços de cenoura
Comments