×
August 14, 2019
CENOURA/CEPEA: Com recuo na área de inverno, resultados são positivos
Preços estão 105% superiores aos do ano passado

By Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
CENOURA/CEPEA: Com recuo na área de inverno, resultados são positivos See photos

Piracicaba, 14 – A safra de inverno 2019 de cenoura está correspondendo às expectativas e trazendo bons retornos aos produtores. Desde seu início, em meados de julho, os preços estão 117% acima dos custos de produção – estimados em R$ 13,00/cx. Além disso, mesmo com a constante queda dos valores, devido ao aumento da produtividade (em relação à safra de verão), as cotações da caixa de 29 kg de cenoura "suja" estão 105% superiores às do mesmo período do ano anterior.

Os resultados obtidos neste início de temporada devem-se à menor área de cultivo, motivada principalmente pela saída de produtores de grande escala das atividades da cultura (devido à descapitalização). Por outro lado, a intensificação da colheita deve ocorrer em setembro, elevando o volume nacional e, consequentemente, pressionando os valores de comercialização.

Outro motivo que contribuiu para os preços altos é que a oferta nas praças de Cristalina (GO) e Irecê (BA) está extremamente baixa: poucos produtores estão comercializando e o foco de produção mudou para outras culturas – como cebola, batata e alho.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
cenoura
Cepea
custos de produção
oferta de cenoura
preços de cenoura
produção de cenoura
produtividade
rentabilidade
safra de inverno de cenoura
Comments