×
November 23, 2020
BATATA/CEPEA: Novamente, valorização do tubérculo é expressiva
Com quebra de safra no Sul, oferta tem sido controlada

By Juliana Acácio Toledo Parede, Luana Chiminasso, Luana M. M. Guerreiro e João Paulo Deleo
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
BATATA/CEPEA: Novamente, valorização do tubérculo é expressiva See photos

Piracicaba, 23 – Na parcial deste mês (até dia 18/11), os preços da batata especial tipo ágata estão em R$ 167,40 no atacado paulistano, registrando alta de 48,5% frente a outubro – sendo o segundo mês consecutivo em que os valores aumentam de forma acentuada. Tal valorização, por sua vez, se deve à contínua redução na oferta, que ocorre desde o mês passado.

A menor disponibilidade do tubérculo é decorrente do final da safra de inverno e das poucas áreas sendo colhidas na temporada das águas. Esta segunda, vale lembrar, é marcada por quebra de produção em diversas regiões produtoras do Sul do País, em decorrência do baixo volume de chuva registrado durante as fases de plantio e desenvolvimento da cultura.

Nos últimos anos, uma maior oferta vinha sendo observada nos períodos finais da safra de inverno. Porém, em 2020, a colheita se adiantou para setembro, devido às elevadas temperaturas – que, além de acelerar o ciclo da cultura, demandaram maior rapidez na retirada do produto, para evitar perda de qualidade. Apesar dos problemas no Sul, a expectativa é que o volume comece a aumentar nas próximas semanas, conforme a colheita das águas se intensifica.

Source: hfbrasil.org.br

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
batata
Cepea
clima
colheita de batata
cotação de batata
HF Brasil
oferta de batata
perspectivas
preços de batata
quebra de safra de batata no Sul
safra das águas de batata
safra de inverno de batata
Comments