×
February 12, 2020
BANANA/CEPEA: Exportações à UE devem se manter positivas em 2020
Porém, envios de janeiro deixam a desejar!

By Rodolfo Hackmann, Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
BANANA/CEPEA: Exportações à UE devem se manter positivas em 2020 See photos

Piracicaba, 13 – As exportações brasileiras de banana fresca à União Europeia devem continuar positivas neste ano, de acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea no Rio Grande do Norte/Ceará – região responsável pelos embarques a esse destino. Este cenário é esperado devido à boa produção potiguar/cearense, resultado do maior regime de chuvas do ano passado, que contribuiu para o cultivo e a qualidade da fruta.

A perspectiva de que os distritos irrigados do Ceará sejam abastecidos pelas águas provenientes da transposição do Rio São Francisco em 2020 – espera-se que chegue à barragem de Jati (CE) em março – também deve favorecer a produção e impulsionar investimentos na região, já que produtores estudam ampliar a área destinada à exportação, para suprir a demanda internacional, que tende a se manter semelhante à do ano anterior.

Por enquanto, janeiro foi marcado por menores embarques para a União Europeia: queda de 23% no volume em comparação com o mesmo mês de 2019, totalizando apenas 1,6 mil tonelada, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Mas, isto já era esperado, por conta da limitada oferta de banana da região no período. Os envios para o bloco europeu devem se intensificar gradativamente entre fevereiro e maio, devido à expectativa de boa demanda e maior disponibilidade.

FECHAMENTO DE 2019 – No ano passado, as exportações brasileiras de banana para a União Europeia tiveram aumento de 116% em volume, somando cerca de 19 mil toneladas, segundo a Secex. Este aumentou ocorreu principalmente pelo bom volume importado pelo Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), que respresentou 44% do total enviado.

Source: hfbrasil.org.br e Secex

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
Cepea
clima
envios de banana à UE
exportações de banana
mercado internacional
oferta de banana
qualidade
Comments