×
May 21, 2019
ALFACE/CEPEA: Média parcial de maio é a menor da série histórica do Cepea
Clima e baixa demanda estão entre os principais motivos

By Isabela Camargo e Marina Marangon
Share
+ Options
  • Facebook
  • Send by email
  • Copy shortcut
  • Print
  • Report errors
ALFACE/CEPEA: Média parcial de maio é a menor da série histórica do Cepea See photos

Piracicaba, 21 – Após um verão com bons preços e elevada demanda, produtores de alface das regiões de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP) se preocupam com o cenário atual. Isso porque, nos últimos dias, o clima favorável à produção impulsionou a oferta nas lavouras – mesmo com o ciclo de produtividade prolongado, devido à proximidade do inverno.

Por outro lado, a condição climática está beneficiando a qualidade das folhosas, as quais não apresentam problemas de bacterioses ou má formação. Entretanto, com a demanda retraída (ocasionada pelo baixo consumo nesta época), o escoamento da mercadoria não tem sido suficiente – fator que, aliado à maior disponibilidade da folhosa, resulta em queda acentuada das cotações.

Em Ibiúna, o preço da variedade americana chegou ao menor nível registrado na série histórica do Cepea (que teve início em 2013), com a média parcial de maio a R$ 6,22/cx com 12 unidades, queda de 40% em comparação com abril. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a expectativa para junho é de cenário semelhante, com preços baixos (próximos aos valores de custo) e baixa procura – fatores que devem manter o mercado retraído até agosto. Além disso, caso a umidade do ar fique elevada, pode elevar a incidência de fungos nas lavouras, prejudicando a produção.

Source: hfbrasil.org.br

In partnership with:

The reproduction of our content is only allowed with the use of hfbrasil.org.br as the search. To know more about our reproduction policy, click here

Tags
alface
Cepea
clima
cotação
demanda
oferta de alface
preços de alface
produção de alface
qualidade
queda nos preços de alface
Comments