×
Uva
Janeiro 24, 2019
UVA/CEPEA: Safra de Marialva se encerra com preços elevados
Ainda que o clima tenha sido desfavorável à produção, cotações se sustentaram

Por Laís Marcomini, Fernanda Geraldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Safra de Marialva se encerra com preços elevados Ver fotos

Piracicaba, 24 – A safra 2018/19 de uva de Marialva (PR) se encerrou neste mês. Iniciada para alguns produtores na última semana de novembro, a temporada paranaense ganhou força em dezembro e registrou menor produção – fator que reduziu a disponibilidade de frutas.

O frio intenso em agosto (mês de podas e de brotação), desacelerou o crescimento e desenvolvimento das plantas, ocasionando a menor oferta e, consequentemente, os preços em patamares elevados. Considerando-se, ainda, a demanda aquecida no final de 2018 e a oferta restrita no Vale do São Francisco (PE/BA), devido às chuvas, a procura pelas uvas paranaenses se intensificou.

A variedade itália ficou com média de R$ 4,54/kg, no período de 30 de novembro a 11 de janeiro, valor 22,4% superior ao ano de 2017. Ainda que a rentabilidade tenha sido positiva, produtores aguardarão os resultados da temporã – prevista para se iniciar em meados de março – para decidir se modificarão (ou não), a área de cultivo.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
cotação de uva
HF Brasil
oferta
preços de uva
produção
rentabilidade
safra 2018/19 de uva
safra de uva de Marialva
uva
uva paranaense