×
Uva
Setembro 18, 2018
UVA/CEPEA: Participação chilena cai no mercado internacional
Baixa inovação em variedades limita pedidos

Por Ana Roselino e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Participação chilena cai no mercado internacional Ver fotos

Piracicaba, 18 – A viticultura é o setor mais importante dentre as exportações de frutas do Chile, mas a participação chilena no mercado internacional caiu na safra 2017/18. De acordo com o portal Fresh Plaza, os envios do país vizinho totalizaram US$ 1,13 bilhão, valor que representa queda de 11% frente à safra anterior. Segundo a mídia internacional e colaboradores do Hortifruti/Cepea, o atraso na modernização das variedades produzidas é um dos principais fatores responsáveis pelo menor interesse pela uva chilena em âmbito mundial.

Com preços desestimulantes nas últimas temporadas, produtores chilenos não ampliaram seu leque varietal, mantendo o foco em variedades como a thompson seedless, red globe e flame, enquanto uvas que demandam pagamento de royalties (novas variedades) somaram apenas 9,7% das exportações da última safra, o que limitou a participação do país em mercados mais exigentes.

Além disso, outros fatores que têm pressionado o espaço do Chile no comércio mundial são a entrada de variedades tardias no México, a alta produtividade da safra da Califórnia (EUA) e o fortalecimento da viticultura peruana e brasileira no primeiro semestre – período de janela de exportação para os Estados Unidos. Neste ano, por exemplo, o Brasil exportou 365,6 toneladas aos EUA entre abril e junho – alta de 141% nos envios frente a 2017, segundo dados da Secex.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportações de uva
Hortifruti Brasil
mercado internacional
novas variedades
secex
uva
uvas do Chile