×
Uva
Agosto 24, 2020
UVA/CEPEA: Pandemia impacta comercialização no atacado
Nas roças, baixa oferta ainda prevalece

Por Bárbara Castilha e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Pandemia impacta comercialização no atacado Ver fotos

Piracicaba, 24 – A pandemia de coronavírus tem impactado a comercialização de frutas e hortaliças nos atacados. No caso da uva, o ritmo de vendas é bastante oscilante: enquanto em algumas semanas a comercialização dispara, em outras, o escoamento é tão lento que eleva o volume armazenado nas câmaras frias.

Nas roças, no geral, os preços estão se mostrando bastante positivos em comparação com o ano passado. No primeiro semestre, a oferta de uvas no mercado nacional foi enxuta, devido aos problemas climáticos enfrentados pelo Vale do São Francisco (PE/BA), juntamente com um cenário de boas exportações.

Apesar disso, colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea afirmam estar receosos quanto a uma possível queda nas próximas semanas. Com a recuperação da produção de BRS vitória, desvalorizações já foram observadas – e viticultores temem que o mesmo ocorra com outras variedades.

No caso da niagara, as principais regiões produtoras, Jales (SP) e Pirapora (MG), não enfrentaram problemas no início da safra e estão com bons preços e produção positiva. Contudo, da mesma forma que para as finas, viticultores temem que as cotações comecem a cair, impactando a rentabilidade total da temporada. Vale lembrar que o cenário de preços tem sido favorecido pela baixa oferta, já que a demanda não está aquecida.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comercialização de uva
cotação de uva
oferta nacional de uva
pandemia afeta comercialização de HF
preços de uva
produção de uva
vendas de uva
vendas de uva no atacado