×
Uva
Agosto 10, 2021
UVA/CEPEA: Oferta pode ser menor que a usual no final do ano
Geadas devem impactar no calendário de produção

Por Samara de Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Oferta pode ser menor que a usual no final do ano Ver fotos

Piracicaba, 10 – Os preparativos para a safra de final de ano 2021/22 já foram iniciados em algumas praças produtoras de uva de São Paulo e do Paraná. O período é considerado bastante positivo para as negociações, dada a alta demanda e, em alguns anos, os preços firmes, motivando produtores a colherem nesta época. Neste ano, porém, as geadas que atingiram estes estados podem impactar no calendário de produção.

Em Marialva (PR), São Miguel Arcanjo (SP) e Pilar do Sul (SP), as podas de produção se iniciaram em julho, justamente com o objetivo de colher no período próximo às festas de final de ano. No entanto, geadas atingiram alguns parreirais nestas praças, gerando a necessidade de repoda. Neste cenário, as áreas repodadas devem ter colheita mais tardia – a partir de janeiro –, o que deve resultar em oferta inferior ao usual em novembro e dezembro, e maior no começo do próximo ano.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
geadas
HF Brasil
impactos das geadas na produção de uva
oferta de uva
produção de uva
safra de final de ano de uva