×
Uva
Agosto 6, 2021
UVA/CEPEA: No Vale, aumento dos custos influencia na rentabilidade
Preço das brancas sem semente, porém, estão acima dos custos

Por Samara de Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: No Vale, aumento dos custos influencia na rentabilidade Ver fotos

Piracicaba, 06 - Apesar de presenciarem uma safra privilegiada pelos fatores climáticos, sem chuvas em excesso ou geadas (como observado em outras praças produtoras), a rentabilidade da viticultura no Vale do São Francisco (PE/BA) tem sido fortemente impactada pelo aumento nos custos de produção. A alta amplitude térmica diária contribui para o desenvolvimento das videiras, e apesar de favorecer a produtividade, não tem sido suficiente para garantir bons rendimentos financeiros, já que os preços dos adubos, defensivos e embalagens aumentaram. O único item do sistema produtivo que não influenciou neste aumento de custos foi a mão de obra, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Ainda assim, os valores da branca sem semente embalada continuam sendo suficientes para superar os custos de produção: nesta semana (02 a 06/08), a média de comercialização foi de R$ 9,60/kg, alta de 1,6% em relação à semana passada. No geral, a oferta deste tipo de uva está aumentando gradualmente, devendo chegar ao pico em setembro, quando se abre a janela de exportações à Europa. A partir daí, os envios devem ser priorizados.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
arra 15
branca sem semente
cotação
custo
custo de produção
demanda
exportação
insumos
juazeiro
mão de obra
oferta
Petrolina
preço
uva
vale do são francisco