×
Uva
Agosto 20, 2019
UVA/CEPEA: Mesmo com o clima frio, desenvolvimento em Marialva é favorável
Calendário de podas ocorre dentro do período planejado

Por Laís Marcomini e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Mesmo com o clima frio, desenvolvimento em Marialva é favorável Ver fotos

Piracicaba, 20 – As podas de produção da safra de final de ano 2019/20 em Marialva (PR) estão ocorrendo conforme o calendário planejado, ainda que a região tenha sido afetada por intempéries climáticas. De forma geral, os trabalhos de campo se iniciaram em junho – e, diante do frio do mês passado, as perdas foram numerosas e têm grande relevância sobre o volume total que será ofertado na próxima temporada.

Mesmo diante desse cenário, viticultores da região acreditam que o início da temporada está confirmado para novembro. Já o término, está previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2020, caso o clima seja estável.

As videiras que precisaram ser repodadas anteriormente estão em brotação e a colheita desses lotes é prevista para dezembro. Estimativas concretas quanto à produtividade devem ser possíveis no final deste mês, quando produtores farão um mapeamento dos danos, pós-desenvolvimento.

De acordo com as previsões do Sistema Meteorológico do Paraná, as temperaturas mínimas em Marialva devem aumentar – ficando acima dos 18°C a partir do dia 27 deste mês. Chuvas pontuais estão previstas somente para o início de setembro, o que deve ser benéfico à produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calendário de podas
Cepea
perspectivas de oferta de uva
podas de uva
produção de uva
safra de final de ano de uva
safra de uva de Marialva