×
Uva
Julho 16, 2019
UVA/CEPEA: Frio pode alterar atividades em regiões paulistas e mineiras
Produtores já estão em alerta para a nova frente fria desta semana

Por Laís Marcomini e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Frio pode alterar atividades em regiões paulistas e mineiras Ver fotos

Piracicaba, 16 – O frio, um pouco mais intenso neste mês de julho, pode afetar o calendário de atividades nas videiras de diversas regiões. Ainda que grandes prejuízos não tenham sido relatados, produtores já se mantêm em alerta, principalmente considerando a previsão de uma nova frente fria para esta semana (15 a 19/07).

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, nas praças paulistas, como Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo, os poucos parreirais que já tinham sido podados e estavam em fase de brotação tiveram problemas de queima de brotos. Caso as temperaturas se mantenham mais baixas, os parreirais recém-podados também podem ser impactados – e a produtividade nessas regiões, prejudicada.

Para Jales (SP) e Pirapora (MG), a preocupação é com o calendário de oferta: as baixas temperaturas tendem a desacelerar o ciclo da videira, o que pode ocasionar atrasos e resultar em colheita tardia e simultânea nas duas praças – que concorrem na comercialização da variedade niagara –, afetando negativamente as cotações.

Nas centrais atacadistas de São Paulo (SP) e Campinas (SP), por sua vez, vendedores se mostraram desanimados diante do mercado "congelado" pelo frio invernal. A procura por uvas caiu, resultando em preços oscilando em patamares mais baixos nas duas primeiras semanas de julho, além de estoques maiores.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
demanda
frio afeta calendário de colheita
preços de uva
produção de uva
produtividade
uva