×
Uva
Setembro 13, 2021
UVA/CEPEA: Exportações têm ritmo lento em agosto, apesar de fecharem acima da média
Cenário deve mudar em setembro!

Por Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações têm ritmo lento em agosto, apesar de fecharem acima da média Ver fotos

Piracicaba, 13 – As exportações brasileiras de uva de mesa estão desaceleradas desde junho, cenário usual para este período. Após o fechamento da janela de envios do primeiro semestre, os embarques voltam a ser o foco somente em meados de setembro, com a abertura da janela do segundo semestre. Apesar do baixo volume enviado, a quantidade continua bem acima da média para esta época: em agosto, houve crescimento de 54% nos embarques em relação ao mesmo mês de 2020, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

A previsão é de que os envios se intensifiquem já nos próximos dias – e, apesar das expectativas positivas quanto à rentabilidade (dada a valorização do dólar e do euro frente ao Real), há preocupações quanto ao impacto dos gastos logísticos, diante da escassez de contêineres e do aumento no valor do frete marítimo. No caso dos contêineres, exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea relatam que, além da alta demanda, o problema está na necessidade de pagar pelo retorno desses itens sem carga, o que não seria necessário, caso houvesse a utilização de frete de retorno.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de uva ao mercado externo
exportações de frutas
exportações de uva
HF Brasil
janela de exportação de uva do segundo semestre
mercado internacional
oferta de uva
uva