×
Uva
Novembro 5, 2018
UVA/CEPEA: Exportações peruanas devem crescer neste ano
Cenário pode comprometer possível recuperação dos envios nacionais

Por Ana Roselino, Fernanda Geraldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações peruanas devem crescer neste ano Ver fotos

Piracicaba, 05 – Com o início dos envios previsto para este mês, o volume exportado de uvas do Peru deve ser 7% maior neste ano, de acordo com o relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Desta forma, é prevista uma recuperação frente à safra anterior, comprometida pelos efeitos do El Niño costeiro. Apesar do fenômeno também ser esperado para este ano, a expectativa é de que seus efeitos sejam mais amenos frente a 2017, nas principais regiões produtoras de Ica e Piura – as quais carregam, respectivamente, 41% e 22% da viticultura do país, de acordo com o portal The Packer.

Com recuperações de produtividade, área plantada e qualidade, a expectativa, conforme o USDA, é de que as exportações peruanas cheguem a 385 mil toneladas. No ano passado, 33% do volume foi destinado ao mercado estadunidense, padrão que deve se repetir neste. Com isso, a uva peruana, que normalmente compete com o Brasil nos mercados dos Estados Unidos e Europa, pode atrapalhar ainda mais as exportações brasileiras neste ano – ainda que, no segundo semestre, o Brasil tenha como principal foco a União Europeia, enquanto o Peru tem os Estados Unidos. Vale lembrar que a uva peruana não sofre com as altas taxas tarifárias para entrada no continente europeu, como as uvas brasileiras. Além disso, os volumes de produção e exportação do Peru são bem maiores que os do Brasil.

Outro fator que torna o país vizinho ainda mais competitivo no setor é a condição climática favorável à viticultura: na Costa Seca do Peru, onde se concentram as principais regiões produtoras, há cerca de 12 horas diárias de sol e as temperaturas noturnas são mais amenas. Combinada à alta tecnificação e uso intensivo da irrigação, a safra do Peru tem se iniciado cada vez mais cedo, pressionando a janela das exportações nacionais.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
El niño
exportações brasileiras
exportações de uva
exportações peruanas de uva
Hortifruti Brasil
mercado internacional de uva
uvas do Peru