×
Uva
Agosto 16, 2022
UVA/CEPEA: Exportações caem no acumulado de 2022, mas seguem acima da média
Desempenho ainda é impactado pela maior umidade no Vale do São Francisco

Por Gustavo Spalaor e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações caem no acumulado de 2022, mas seguem acima da média Ver fotos

Piracicaba, 16 – Os envios brasileiros de uvas de mesa caíram significativamente em 2022 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secex, o Brasil exportou a todos os destinos 12,4 mil toneladas da fruta de janeiro a julho, redução de 45% em comparação com os mesmos meses de 2021. Em receita, foram arrecadados US$ 26,2 milhões, recuo de 49% na mesma comparação.

O menor desempenho neste período já era esperado, considerando os impactos significativos do clima mais chuvoso sobre a produção do Vale do São Francisco (PE/BA) – os reflexos foram tanto em volume quanto em qualidade. Apesar da diminuição significativa frente ao ano passado, os embarques estão bem acima da média para o período: comparando com o exportado nestes meses na média da década de 2010 (2010 a 2019), houve aumento de 374% em volume e de 327% em receita.

No mês de julho/22, especificamente, o desempenho foi 85% menor que o de junho/22, em volume. O cenário é justificado pela baixa disponibilidade de uvas brancas sem semente em praticamente todas as empresas embaladoras – já faz algumas semanas que a maioria delas se encontra com estoques bastante reduzidos. Para agosto, os envios ainda podem ser lentos, já que a oferta das variedades brancas sem semente ainda continua baixa – a previsão é de aumento apenas a partir de setembro, quando ocorre a abertura da janela de exportação do segundo semestre.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
branca sem semente
chuva
clima
exportação
juazeiro
Petrolina
produção
produtividade
qualidade
uva
vale do são francisco