×
Uva
Janeiro 19, 2022
UVA/CEPEA: Exportações brasileiras têm crescimento significativo em 2021
Desempenho do primeiro semestre é destaque

Por Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações brasileiras têm crescimento significativo em 2021 Ver fotos

Piracicaba, 19 – O ano de 2021 foi marcado por ótimo desempenho das exportações brasileiras de uva. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram arrecadados US$ 155,9 milhões entre janeiro e dezembro, alta de 43% em relação ao ano anterior, com envios chegando à marca de 76,6 mil toneladas, crescimento de 55,6% na mesma comparação.

No geral, merece destaque o desempenho do primeiro semestre, período em que, anteriormente, os volumes eram pouco expressivos. O segundo semestre de 2021, por sua vez, foi muito desafiador para as exportações de uvas frescas, tanto em relação às diversas dificuldades logísticas relacionadas à falta de contêineres, quanto à baixa demanda europeia durante o mês de setembro – período em que é esperado um bom escoamento. Com a janela de embarques reduzida, os envios da segunda metade do ano se concentraram nos meses de outubro e novembro, mas o volume de uvas de mesa brasileiras comercializado na ocasião foi 41,1% maior que no mesmo período de 2020.

Com o mercado interno desaquecido e a valorização do dólar e do euro frente ao Real, a exportação pode continuar como um segmento atraente em 2022. Porém, produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) devem ter um desafio adicional: o cenário climático deste ano – que pode limitar o volume e a qualidade das frutas disponíveis, principalmente no primeiro semestre.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de uva ao exterior em 2021
exportações de frutas
exportações de uvas brasileiras
HF Brasil
perspectivas para as exportações de uva em 2022
uva