×
Uva
Junho 21, 2022
UVA/CEPEA: Em maio, exportações são inferiores a 2021, mas acima dos anos recentes
Clima foi o principal responsável pela queda frente ao ano passado

Por Gustavo Spalaor, Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Em maio, exportações são inferiores a 2021, mas acima dos anos recentes Ver fotos

Piracicaba, 21 – As exportações brasileiras de uva estão em ritmo lento neste primeiro semestre de 2022. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as chuvas frequentes no Vale do São Francisco (PE/BA) no verão refletiram no volume e na qualidade das bagas.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil enviou de janeiro a maio deste ano apenas 8,96 mil toneladas de uvas, expressiva queda de 50% em comparação com o ano passado. Em maio, especificamente, houve retomada parcial dos embarques, que registraram o maior volume mensal do ano, totalizando 4,01 mil toneladas, diante de uma leve melhora da oferta de uvas brancas sem semente, que foram majoritariamente destinadas ao mercado internacional. Ainda assim, em comparação com maio do ano passado, o volume foi 43% inferior, mas superou em 19% a quantidade exportada no mesmo mês de 2020.

Vale lembrar que 2021 foi um ano de ótimo desempenho nos embarques de uvas do Brasil, diante das boas oferta e qualidade, resultado do clima favorável.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
exportação
juazeiro
Petrolina
produtividade
qualidade
umidade
uva
vale do são francisco