×
Uva
Outubro 13, 2021
UVA/CEPEA: Dados da Secex confirmam menores envios em setembro
Atraso na abertura da janela de exportação à Europa justifica números

Por Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Dados da Secex confirmam menores envios em setembro Ver fotos

Piracicaba, 13 – O mês de setembro registrou resultados inferiores aos alcançados no mesmo período do ano passado, no que diz respeito às exportações de uva. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), na ocasião, foram embarcadas cerca de 1,99 mil toneladas da fruta, queda de 41% em relação ao mesmo mês de 2020 – e o pior registro desde 2004 para o período em questão. Em receita, foram arrecadados quase US$ 4 milhões, recuo de 47% na mesma comparação.

O menor desempenho se deve ao atraso na abertura da janela de exportação à Europa do segundo semestre, devido à maior duração da safra local neste ano, tendo em vista que países europeus optaram pelo plantio de variedades mais tardias, impactando negativamente nos envios brasileiros previstos para setembro. Em sua maioria, os embarques já foram retomados, e a expectativa é de recuperação das exportações em outubro – mas ainda não se sabe se serão suficientes para recompensar os menores resultados do último mês.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de uva à Europa
exportações de frutas
exportações de uva
HF Brasil
janela de exportação de uvas da Europa
safra de uva