×
Uva
Dezembro 2, 2022
UVA/CEPEA: Chuvas seguem recorrentes no Vale
Maior umidade resulta em restrições na colheita

Por Gustavo Spalaor e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Chuvas seguem recorrentes no Vale Ver fotos

Piracicaba, 02 - Por mais um ano, as chuvas estão mais frequentes no último trimestre do Vale do São Francisco (PE/BA). Nesta semana, colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram dias de altas precipitações, que podem ter superado os 150 mm em dois dias. Segundo a Climatempo, a chuva acumulada de novembro superou em 265% a média histórica para o período.

Com isso, o cenário é de restrições na colheita, tendo em vista que viticultores estão preferindo não colher a fruta úmida, pois os riscos de podridão da baga aumentam. Vale lembrar que, com as precipitações recorrentes, a incidência de míldio e oídio deve se intensificar, aumentando os custos de produção com pulverizações preventivas. Nesta semana (28/11 a 02/12), com a diminuição da oferta interna, a branca sem semente foi comercializada a R$ 11,00/kg, alta de 5,80% em relação à semana anterior. Ainda segundo a Climatempo, ainda deve chover no fim de semana, mas a umidade deve diminuir a partir de segunda-feira, 05.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
arra 15
branca sem semente
chuva
cotação
demanda
fitossanidade
mildio
oferta
oídio
podridão
preço
qualidade
uva