×
Uva
Dezembro 31, 2018
UVA/CEPEA: Ano novo, safra nova! São Miguel Arcanjo inicia colheita
Preços podem ser melhores do que em 2018?

Por Ana Roselino, Fernanda Geraldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Ano novo, safra nova! São Miguel Arcanjo inicia colheita Ver fotos

Piracicaba, 31 – Com a previsão de baixa oferta das uvas do grupo itália e niagara para o primeiro mês de 2019, os preços podem ser melhores ao produtor nesta safra que se inicia em São Miguel Arcanjo (SP). De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a expectativa é de produtividade um pouco inferior para estas primeiras colheitas, principalmente por conta do clima chuvoso entre setembro e outubro, período em que ocorriam as podas de produção e floradas na região.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante estes dois meses (set-out/18), a precipitação acumulada foi 40% superior à normal climatológica do município, somando 264,2 mm. Desta forma, apesar da boa expectativa de preços, o menor rendimento/ha e o clima mais úmido devem elevar o custo unitário de produção, limitando aumentos de rentabilidade na região para esta safra.

Na última temporada, as colheitas também tiveram início lento na última semana de dezembro, quando os preços foram pressionados pela alta oferta das outras regiões produtoras do estado de São Paulo e do Paraná. No balanço final da safra 2017/18, os preços da uva rústica (niagara) foram, em média, 13,2% superiores aos custos de produção, fechando a R$ 3,02/kg. Já a uva itália apresentou rentabilidade negativa, de 13,4%, com preços médios de R$ 3,62/kg. Pouco capitalizados, os produtores deixaram de realizar alguns tratos culturais, como adubações, o que também pode interferir na produtividade desta safra 2018/19.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita
custos de produção de uva
Hortifruti Brasil
inicio de safra
oferta
perspectivas para o mercado de uva
produtividade
rentabilidade
safra de São Miguel Arcanjo
uva