×
Tomate
Outubro 8, 2020
TOMATE/CEPEA: Seca e calor podem causar danos à produção de verão
53% das mudas devem ser transplantadas até o fim deste mês

Por Juliana A. T. Parede, Felipe S. Wohnrath, Raquel Sabelli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Seca e calor podem causar danos à produção de verão Ver fotos

Piracicaba, 08 – Os transplantios da área de verão de tomate, que tiveram início em agosto, devem atingir o pico neste mês. Porém, o clima seco e quente vem elevando a incidência de pragas nas lavouras.

Em Venda Nova do Imigrante (ES), a maior reclamação dos produtores é com relação à larva-minadora, que causa danos às folhas e, com isso, reduz a taxa fotossintética das plantas. A incidência de larva-minadora também tem se elevado em Itapeva (SP), assim como de tripes e, principalmente, traças – sendo esta última um problema recorrente em safras recentes.

Diante deste cenário, a produtividade das lavouras de tomate pode ser afetada, pelo menos no início da colheita. Na praça paulista, as atividades devem começar na última quinzena deste mês, de forma mais precoce – como no ano passado –, estimuladas, em parte, pela aceleração dos ciclos das plantas, em decorrência das altas temperaturas.

Quanto à região capixaba, a safra de verão deve se iniciar no final de novembro, junto com Nova Friburgo (RJ) e Agreste de Pernambuco. Já nas praças de Caçador e Urubici (SC), a colheita está prevista apenas para o final de dezembro, com 70% dos transplantios de mudas ocorrendo em outubro.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calor afeta produção de tomate
Cepea
clima
HF Brasil
oferta de tomate
pragas nas lavouras de tomate
produção de tomate
safra de verão de tomate
transplantio de tomate