×
Tomate
Dezembro 10, 2020
TOMATE/CEPEA: Safra de verão se intensifica
Produtores de SP e do ES estão satisfeitos com o desempenho das lavouras

Por Felipe S. Wohnrath, Juliana A. T. Parede, Luana Chiminasso e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Safra de verão se intensifica Ver fotos

Piracicaba, 10 – A temporada de verão de tomate já começa a se acelerar nas regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, com a intensificação das colheitas em Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES) e Reserva (PR).  Nas praças paulista e capixaba, inclusive, as roças apresentam bons desempenhos, em termos de produtividade.

Em Itapeva, o desenvolvimento das lavouras, apesar de positivo, tem sido afetado pela incidência de pragas – sendo a traça o principal problema –, devido ao clima mais seco. Contudo, nesta região, as chuvas estão sendo suficientes para que não falte água para o abastecimento dos reservatórios. A média de produtividade local, em novembro, foi de 333 cxs/mil pés (para um adensamento médio de 12,5 mil plantas/ha), e a perspectiva é que a praça colha 28% da safra até o final de dezembro.

Já na região capixaba, a produtividade, no mesmo período, ficou em 338 cx/ha (para um adensamento médio de 13 mil plantas/ha), 19% acima da de outubro, dado o maior volume de chuvas – que colaborou para o controle das traças. Apesar de as precipitações contribuírem para o melhor rendimento, o excesso resultou em perdas de qualidade nos frutos nas primeiras semanas do mês passado. Porém, nas últimas, os volumes foram menores e não afetaram significativamente a qualidade da produção.

Em Reserva, por sua vez, as atividades se iniciaram em outubro e, até o final de dezembro, devem ser colhidos 45% do total previsto na temporada. O destaque fica para a situação hídrica da região, já que os níveis dos mananciais estão abaixo do desejável para o período. Contudo, não deve faltar água para a irrigação.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de tomate
HF Brasil
oferta de tomate
perspectiva de oferta de tomate
produtividade das lavouras de tomate
safra de verão de tomate
tomate