×
Tomate
Dezembro 13, 2021
TOMATE/CEPEA: Safra de verão ganha força em dezembro
Mesmo assim, oferta deve seguir controlada

Por Felipe S. Wohnrath, Luana Chiminasso, Uriel Tiago P. Assis e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Safra de verão ganha força em dezembro Ver fotos

Piracicaba, 13 – Na parcial de dezembro (até o dia 10), o preço médio do tomate salada AA ao produtor esteve em 49,49/cx (ponderado por classificação), valor 25,9% abaixo do de novembro e 22,4% acima das estimativas de custos de produção. Neste último mês de 2021, as praças de inverno seguem para o final da colheita, com poucos produtores ainda ofertando.

Em Sumaré (SP) e Araguari (MG), por exemplo, os tomates que ainda restam nas lavouras apresentam menor qualidade, típico deste período, em que os ponteiros são maioria – os quais, em grande parte, apresentaram problemas causados pelas chuvas. Além disso, o calor nas primeiras semanas de dezembro colaborou com a maturação dos frutos, quando se observou aumento na oferta de tomates maduros.

Agora, as praças de verão apresentam aceleração gradativa no ritmo de colheita. Venda Nova do Imigrante (ES) está com boa parte das lavouras formadas e sua colheita tem sido um pouco mais acelerada em relação às outras praças. Produtores capixabas relatam, porém, algumas perdas em decorrência das precipitações em maior volume.

Na região de Itapeva (SP), por sua vez, o tomate salada começou a ser colhido em quantidade expressiva nos primeiros dias de dezembro, com um pequeno atraso em relação a anos anteriores – decorrente de dificuldades na formação das lavouras no início do ciclo, após as geadas. Já em Nova Friburgo (RJ) e Caxias do Sul (RS), a maior parte dos tomates também começa a ser colhida neste mês. Em ambas as praças, a qualidade das lavouras segue positiva, mas produtores da região gaúcha seguem atentos ao aumento da incidência de traça, principalmente nos lotes do cedo.

Por fim, na região produtora de Caçador (SC), que tem grande participação nacional, as lavouras estão formando suas primeiras pencas de tomate, cuja colheita deve se iniciar nas primeiras semanas de 2022.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação de tomate
HF Brasil
mercado de tomate em dezembro
oferta de tomate
perspectivas para o mercado de tomate
preços de tomate
produção de tomate
safra de inverno de tomate
safra de verão de tomate