25/05/2020

TOMATE/CEPEA: Safra de inverno começa a se intensificar

Rentabilidade é positiva na parcial de maio

Por Juliana A. T. Parede, Raquel M. Sabelli e João Paulo Deleo
Em parceria com
Agristar
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno começa a se intensificarVer fotos

Piracicaba, 25 – Na parcial de maio (1° a 21/05), o preço do tomate salada, ponderado pela classificação, está na média de R$ 44,58/cx, valor 40% acima das estimativas de custo de produção. No entanto, no decorrer deste mês, as cotações recuaram sucessivamente – sendo que, na semana passada, atingiram patamares próximos aos custos.

Essa queda dos valores se deve à intensificação da safra de inverno – e a tendência para as próximas semanas é que a oferta aumente ainda mais, já que a colheita deve continuar a todo vapor. O volume só não é maior porque, desde o início da temporada de inverno, as temperaturas têm sido mais amenas, "segurando" a maturação dos frutos.

De forma geral, as condições climáticas têm favorecido a safra: o tempo mais seco garante produtividades mais altas, como na região de Sumaré (SP) – que, em abril, atingiu média de produção de 400 cxs/mil pés. Nas próximas semanas, as regiões de Venda Nova do Imigrante (ES) e São José de Ubá (RJ) também devem iniciar suas colheitas da safra de inverno.

Assim, ainda neste mês, a primeira parte da temporada de inverno 2020 deve chegar a 36% das áreas em colheita.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita da safra de inverno de tomate, custo de produção de tomate, oferta, oferta de tomate, perspectivas, preços de tomate, produção de tomate, produtividade, tomate

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui