×
Tomate
Maio 24, 2021
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno começa a se intensificar
Porém, temperaturas amenas controlam a maturação no campo

Por Felipe S. Wohnrath, Luana Chiminasso e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno começa a se intensificar Ver fotos

Piracicaba, 24 – Como esperado, as baixas temperaturas deste mês vêm controlando a oferta de tomate nas regiões produtoras, permitindo, portanto, que os preços médios se sustentem acima dos custos de produção – já que a demanda segue fraca. Além disso, este é um período em que a safra de verão caminha para o final e que a de inverno ainda não tem tanta intensidade. Na média parcial de maio (até o dia 24/05), o preço do tomate salada, ponderado pela classificação, está em R$ 35,02/cx, 11% acima das estimativas de custos de produção.

Apesar da tendência de intensificação da colheita de inverno, o clima frio continua "segurando" a maturação nas lavouras e, enquanto isso ocorrer, os preços tendem a se sustentar acima dos custos. Porém, a partir do momento em que esquentar um pouco mais, é provável que ocorra certa concentração na maturação dos produtos, com consequente aumento da oferta.

A produtividade e a qualidade dos frutos nas praças de inverno, por sua vez, estão muito boas, dado o clima ameno e seco, que favorece o desenvolvimento das plantas. Sumaré (SP), por exemplo, atingiu 400 cxs/mil pés em abril, apesar de alguns problemas com traça e ácaro-branco, que foram bem controlados.

Agora, o receio de produtores em algumas regiões, como Araguari (MG) e Mogi Guaçu (SP), é que não haja água suficiente para irrigação no decorrer do segundo semestre, pois, nos últimos meses, o volume de chuva ficou abaixo da média histórica.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de tomate
cotação de tomate
HF Brasil
oferta de tomate
preços de tomate
safra de inverno de tomate
safra de verão de tomate
tomate