×
Tomate
Novembro 16, 2020
TOMATE/CEPEA: Outubro é marcado por bons resultados!
Rentabilidade ao produtor é positiva no período

Por Juliana A. T. Parede, Luana Chiminasso, Felipe S. Wohnrath, Raquel M. Sabelli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Outubro é marcado por bons resultados! Ver fotos

Piracicaba, 16 – Se em setembro as roças de tomate foram afetadas pelo clima quente e seco, outubro registrou temperaturas mais amenas e precipitações – as quais abasteceram os mananciais de diversas regiões e ajudaram a reduzir problemas com pragas nas lavouras –, colaborando para o controle da maturação dos frutos. Isto, associado à diminuição do ritmo de colheita da primeira parte da safra de inverno, fez com que a oferta de tomate estivesse mais restrita no mês passado, possibilitando bons preços ao produtor: média de R$ 61,78/cx, ponderada por classificação, 41% superior à de setembro.

Neste cenário, a rentabilidade também esteve positiva, com as caixas a patamares 98% acima dos custos de produção – os quais, por sua vez, ficaram na média de R$ 31,11/cx. Ainda, outubro apresentou boas produtividades em diversas regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Com o problema de pragas mais controlado, dado o bom volume de chuvas, praças como Araguari (MG) e Sumaré (SP) obtiveram produtividades de 416 cxs/mil pés, para um adensamento médio de 11 mil plantas/ha, e de 333 cxs/mil pés, para um adensamento de 11,3 mil plantas/ha, respectivamente.

Neste mês de novembro, a preocupação se volta aos volumes de chuva esperados para o período, que podem elevar a incidência de doenças nas lavouras. Além disso, a oferta nacional de tomate deve se intensificar, tendo em vista o início da colheita nas áreas de verão de Venda Nova do Imigrante (ES) e aumento gradativo em Itapeva (SP).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção de tomate
HF Brasil
oferta de tomate
preços de tomate
produtividade nas lavouras de tomate
rentabilidade
tomate