×
Tomate
Fevereiro 1, 2022
TOMATE/CEPEA: Maior oferta pressiona cotações em janeiro
Ainda assim, rentabilidade se mantém positiva no mês

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Maior oferta pressiona cotações em janeiro Ver fotos

Piracicaba, 1º – O preço do tomate salada AA se reduziu no mês de janeiro, devido à maior oferta frente a dezembro. Além da proximidade do pico de colheita em grande parte das praças de verão, como Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES) e Caçador (SC), a onda calor que atingiu diversas regiões do País nas últimas duas semanas acelerou a maturação dos frutos.

O valor médio do tomate salada AA reduziu 4,43% em janeiro/22 frente a dezembro/21, a R$ 59,12/cx (ponderado por classificação). Apesar da retração, a rentabilidade continuou positiva, com cotações 46% acima dos custos de produção no período. 

Na primeira quinzena de janeiro/22, precipitações volumosas atingiram algumas regiões produtoras, principalmente na Bahia e no Sudeste. Com isso, a qualidade dos tomates foi afetada, além de aumentar a proliferação de doenças. Por outro lado, a população de pragas se reduziu e as chuvas contribuíram para o abastecimento dos reservatórios de água para irrigação. 

Na segunda quinzena do mês, porém, o calor intenso ganhou força em todo o País e as chuvas se reduziram no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Com isso, os danos relacionados à qualidade foram minimizados, mas o clima quente aumentou o ritmo de maturação dos frutos. Já no Sul, onde o problema vinha sendo a seca, as precipitações retornaram, ainda que de forma irregular. As praças de Caçador (SC) e Caxias do Sul (RS) precisaram economizar água para irrigação e, consequentemente, os frutos estão com calibre menor.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
caçador
calor
Caxias do Sul
chuva
clima
cotação
demanda
doenças
Itapeva
maturação
oferta
pico de colheita
pragas
preço
qualidade
temperatura
tomate
Venda Nova do Imigrante