27/01/2020 às 23:00

TOMATE/CEPEA: Lavouras de Caçador (SC) estão sadias e produtivas

Clima seco no início do ano facilitou o controle das doenças

Por Juliana A. T. Parede, Lenise A. Molena, Raquel M. Sabelli e João Paulo Deleo
Em parceria com
FMC
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
TOMATE/CEPEA: Lavouras de Caçador (SC) estão sadias e produtivasVer fotos

Piracicaba, 28 – As praças de Caçador e Urubici (SC) iniciaram a colheita da safra de verão 2019/20 de tomate no final de dezembro de 2019 e, até o momento, as roças vêm apresentando boa produtividade. Em Caçador (SC), a maioria dos produtores começou as atividades em 20 de dezembro e, apesar da ocorrência de bacterioses (por conta de precipitações), o desenvolvimento das lavouras está positivo – devido ao clima mais seco entre a última quinzena do ano passado e início deste mês, que facilitou o controle das doenças e favoreceu a qualidade dos frutos.

Além disso, a incidência de viroses neste ano está bastante inferior à verificada em 2019, uma vez que os produtores estão optando por cultivares resistentes. Em dezembro, a produtividade média da região foi de 333 caixas/mil pés, enquanto o preço médio do tomate salada longa vida ponderado pela classificação ficou em R$ 29,18/cx.

Na parcial de janeiro (06 a 24/01), as cotações estão nos mesmos patamares registrados no mês anterior, de R$ 30,11/cx. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, como as lavouras colhidas neste mês e no próximo estão com melhor sanidade em relação às primeiras, cujas atividades ocorreram em dezembro, a expectativa é que o rendimento também seja maior.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, desenvolvimento, oferta de tomate, preços de tomate, produção de tomate, produtividade, qualidade, safra de verão 2019/20 de tomate, tomate

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui