×
Tomate
Fevereiro 28, 2023
TOMATE/CEPEA: Cotações recuam em fevereiro
Pico de colheita da safra de verão eleva a oferta nacional

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli, Isabela Baldini, e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Cotações recuam em fevereiro Ver fotos

Piracicaba, 28 – Em fevereiro, os preços do tomate caíram, devido ao aumento da oferta nas praças de verão. Na parcial do mês (1º a 27), a média do salada ficou em R$ 55,23/cx (ponderada por classificação), 14,5% menor em comparação ao valor registrado em janeiro.

O clima ainda segue sendo preponderante nas praças colhendo no momento. Em Caçador (SC), voltou a chover com maior frequência nas últimas semanas, após alguns meses de precipitações mais baixas. Por enquanto, há registros iniciais de casos de bacterioses e mancha de frutos ponteiros, que estão sendo colhidos das primeiras lavouras formadas na região. Na praça catarinense, o pico de safra ocorreu durante a primeira quinzena de fevereiro e, apesar de ainda seguir em ritmo acelerado, a colheita começa a perder força gradativamente.

O volume de frutos comercializados em outras praças, como Itapeva (SP) e Venda Nova do Imigrante (ES), segue movimentos similares ao observado em Caçador. Em Itapeva, as chuvas seguem constantes e causando problemas produtivos. Janeiro foi pico de safra, e apesar da redução na oferta em fevereiro, ainda se mantém com volume elevado.

Em Venda Nova do Imigrante, as chuvas deram trégua durante este mês, e a menor umidade colabora para a boa sanidade das lavouras recém-formadas, mas as consequências das doenças persistem nas lavouras plantadas em meses anteriores. O grande contraste climático de dias quentes e ensolarados nas últimas semanas (após um longo período nublado e chuvoso) acaba estressando as plantas. A praça capixaba atingiu o pico de colheita nas últimas semanas, e começa a desacelerar o ritmo a partir de março.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
caçador
chuva
clima
cotação
demanda
Itupeva
oferta
pico de safra
preço
safra de verão
seca
tomate
Venda Nova do Imigrante