×
Banana
Agosto 12, 2016
Sigatoka negra chega na BA
Produtores do Vale do São Francisco têm dificuldade de comercialização devido à doença

Por Marina Nastaro e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Sigatoka negra chega na BA Ver fotos

Produtores do Vale do São Francisco (BA/PE) consultados pela Hortifruti/Cepea relataram problemas nos envios de banana para alguns estados, especialmente nos do Nordeste nesta semana (08 a 12 de agosto). Isso se deve à ocorrência de sigatoka negra no estado da Bahia, o que representa uma ameaça para os locais em que a praga ainda não chegou, como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, por exemplo. Os locais de incidência da doença na Bahia são regiões litorâneas e Zona da Mata.

Neste cenário, compradores estão evitando adquirir banana do estado baiano. Segundo colaboradores, no entanto, o Vale do São Francisco não é propício para o desenvolvimento da doença por estar na região semi-árida do estado. Por isso, eles estão tentando criar uma zona livre da doença, afirmando que a banana da região não representa perigo de contaminação. Porém, esse fato serve de alerta para os produtores quanto à rápida disseminação da sigatoka em todo o Brasil. A cidade de Bom Jesus da Lapa, que também fica no estado baiano, está na mesma situação do Vale quanto a doença, porém não está tendo problemas de comercialização por atender a outros mercados brasileiros.

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bahia
banana
sigatoka
vendas