13/01/2022

PERSPECTIVAS 2022: Tomate

Confira as previsões quanto ao comportamento do mercado do produto neste ano

Por Felipe S. Wohnrath, Luana Chiminasso, Uriel Tiago P. Assis e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
PERSPECTIVAS 2022: TomateVer fotos

Piracicaba, 13 – A área total de tomate deve registrar aumento de 9,7% neste ano frente a 2021, impulsionada pelo avanço de 21,3% na área industrial, que recupera parte da queda do cultivo registrada em 2018 e 2019. As indústrias devem entrar em 2022 com os estoques de polpa muito baixos, já que, em 2021, não conseguiram matéria-prima suficiente, pela dificuldade de encontrar áreas para o plantio de tomate e também pelas perdas na produção.

Quanto ao mercado de mesa, os plantios devem ter ligeiro crescimento de 0,1%, com possível redução de 0,7% na área da primeira parte da safra de inverno, mas aumento de 0,6% nas regiões que colhem o ano todo. Mesmo após a rentabilidade ter sido positiva em quase todo o ano de 2021, o aumento dos custos de produção, a competição com o setor de grãos e o receio quanto ao mercado continuam sendo os principais fatores que inibem o crescimento da área.

Quer saber mais? Acesse o Anuário 2021-2022 da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: área de tomate em 2022, Cepea, HF Brasil, mercado de tomate em 2022, perspectivas para o mercado de tomate, produção de tomate, tomate

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui