×
Maçã
Maio 27, 2016
No campo, a expectativa é para a contagem das horas de frio
Frio deste ano pode ser mais rigoroso e favorecer produção

Por Isabela Costa e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
No campo, a expectativa é para a contagem das horas de frio Ver fotos

Ao final das atividades de colheita de maçãs nas regiões produtoras do Sul do País, os pomares de maçã entram em período de dormência e podem começar a receber os primeiros cuidados para a safra de 2016/17. Além dos tratos culturais, as atenções se concentram na contagem de horas e Unidades de Frio (UF), que são uma das esperanças para uma boa safra. Em Santa Catarina, as horas de frio esperadas para as regiões de São Joaquim e Fraiburgo neste ano são maiores que a média histórica, segundo os dados da Epagri/Ciram. De 1° de abril a 25 de maio, as horas de frio abaixo de 7,2°C em São Joaquim somaram 273 e em Fraiburgo 152. 

São necessárias, pelo menos, 600 horas de frio para que a brotação seja uniforme e satisfatória, e ao que tudo indica, esses valores podem ser alcançados neste ano. Espera-se um inverno generoso neste ano, e as regiões produtoras de maçãs podem, literalmente, colher bons frutos de todo o trabalho e esforço no próximo ano.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
frio
Maçã