×
Melão
Novembro 5, 2019
MELÃO/CEPEA: Volume exportado dobra em outubro
Quantidade é a maior observada para o mês, desde 2015

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Volume exportado dobra em outubro Ver fotos

Piracicaba, 06 – As exportações brasileiras de melão aumentaram significativamente em outubro. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, os pedidos europeus por esta fruta foram bastante positivos no início daquele mês, mas recuaram na segunda quinzena – já que havia um grande volume de melão na Europa. Mesmo assim, os resultados finais foram animadores.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado de melão foi de 43 mil toneladas em outubro, quantidade duas vezes superior à de setembro e a maior observada para o mês, desde 2015. A receita também quase dobrou, chegando a US$ 28 milhões no período. Considerando a parcial da safra 2019/20 (agosto a outubro), observou-se uma retomada das exportações – que cresceram 17% em volume (69 mil toneladas) e 9% em receita (US$ 45 milhões) frente à campanha passada.

Destaca-se que a atual campanha de melão brasileiro registra maior diversificação dos destinos – contando com, além dos tradicionais países da Europa, nações da Ásia e do Oriente Médio. Tal diversificação, se bem trabalhada nos próximos anos, pode reduzir a dependência da produção brasileira em relação ao escoamento ao mercado europeu – o qual, atualmente, está estagnado.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportação de frutas
exportações de melão
melão
mercado europeu
mercado internacional
produção de melão
recorde nas exportações de melão