11/01/2019

MELÃO/CEPEA: Vendas recuam no início de 2019

Mesmo assim, fruta a granel se valoriza no Vale

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Vendas recuam no início de 2019Ver fotos

Piracicaba, 11 – A menor oferta no Vale do São Francisco (BA/PE) fez com que o melão amarelo se valorizasse nesta semana (07 a 11/01). Devido à elevada concorrência com a fruta do Rio Grande do Norte/Ceará nos últimos meses, alguns produtores optaram por reduzir o plantio, o que levou a uma pequena diminuição na oferta. Com isso, o preço médio na semana foi de R$ 1,08/kg, valorização de 5%, e a comercialização se concentrou a granel para os mercados do Norte e Nordeste.

Em contrapartida, no Rio Grande do Norte/Ceará, os preços tiveram uma queda de 8% no fechamento desta semana, devido a um recuo na demanda, uma vez que as vendas foram menores nos últimos dias do que nas semanas de festas – Natal e Ano Novo. Já a oferta do melão potiguar/cearense se manteve, apesar de alguns problemas encontrados por produtores devido às chuvas, que mesmo breves, atrasaram a colheita em algumas áreas.

Segundo colaboradores, a maior preocupação agora é a possibilidade de ocorrência de bacterioses e redução da qualidade dos melões (efeito do menor ºbrix), o que facilmente poderia desvalorizar a fruta, cenário que já poderá ser observado a partir da próxima semana.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, chuva, cotação, HF Brasil, melão amarelo, preço, qualidade, rn/ce, Vale do São Francisco (PE/BA)

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui