×
Melão
Abril 27, 2022
MELÃO/CEPEA: Safra 2021/22 do RN/CE se encerra em março
Exportações fecham superiores às da campanha anterior

Por Vitor Provinciatto Gonçalves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Safra 2021/22 do RN/CE se encerra em março Ver fotos

Piracicaba, 27 - Assim como de costume, as exportações brasileiras de melão se reduziram em março. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado no mês passado foi de 14 mil toneladas, quantidade 47% inferior à de fevereiro deste ano. Isso ocorreu por conta da maior concorrência no mercado internacional, com países da América Central ofertando a fruta, e das chuvas, que anteciparam o fim da colheita no Rio Grande do Norte/Ceará.

Apesar deste cenário, porém, quando se trata da totalidade da safra 2021/22, os envios foram positivos. De acordo com a Secex, o volume exportado entre agosto/21 e março/22 foi de 245,9 mil toneladas, aumento de 7% frente à campanha anterior. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o ocorrido se deve à boa demanda europeia e à taxa de câmbio atrativa. Além disso, com o mercado interno fraco, aumentou a atratividade da exportação.

Todavia, os números poderiam ser maiores se não fossem os problemas com o frete marítimo, a alta do custo de produção na lavoura e no packing (sobretudo a embalagem). Para a próxima safra, agentes afirmaram que os contratos já vêm sendo fechados e devem guiar o plantio, que tem previsão para começar em maio.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cambio
Ceará
contratos
custo de produção
demanda
dólar
euro
europa
exportação
frete marítimo
logística
melão
Rio Grande do Norte
safra 2021/22