×
Melão
Setembro 19, 2022
MELÃO/CEPEA: Queda das exportações é grande no RN/CE
Safra 2022/23 se inicia em ritmo lento

Por Matheus Corsini Nunes Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Queda das exportações é grande no RN/CE Ver fotos

Piracicaba, 19 – As exportações brasileiras de melão da safra 2022/23 se iniciaram com atraso no fim de agosto, e com ritmo lento – o que resultou em uma queda notória dos embarques no período.

Segundo dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume exportado foi de cerca de 1,07 mil toneladas em agosto/22, quantidade 60% inferior à do mesmo mês do ano passado, quando foram embarcadas 2,7 mil toneladas. A Holanda foi o principal destino do mês passado, recebendo 56% do total exportado, e a Argentina a segunda colocada, com 22%.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que essa redução é justificada pelos plantios mais tardios desta safra, diante do clima frio e chuvoso, que impactou de maneira negativa o cultivo do melão, e dos problemas de fechamento de contrato internacional e do frete marítimo.

Como previsão para setembro, espera-se que as exportações brasileiras de melão cresçam significativamente, diante da maior intensificação dos envios. Porém, ainda há receio se conseguirá superar os embarques de setembro do ano passado.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atraso no plantio
Ceará
embarque
envio
exportação
fechamento de contrato
frete marítimo
melão
Rio Grande do Norte
safra 2022/23