×
Melão
Março 22, 2019
MELÃO/CEPEA: Qualidade afeta vendas no Vale
Chuvas aumentam incidência de podridões

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Qualidade afeta vendas no Vale Ver fotos

Piracicaba, 22 - Apesar da baixa oferta em âmbito nacional, produtores de melão do Vale do São Francisco (PE/BA) estão com dificuldade em obter melhores remunerações. Isso porque, atravessadores, atacadistas e até mesmo o consumidor, estão com receio de pagar mais por uma fruta que pode apresentar qualidade inferior.

E esse desafio em relação à qualidade do melão é resultado das chuvas esporádicas na região, que aumentaram a incidência de podridões e, assim, reduziram o tempo de prateleira da fruta. Além disso, segundo agentes, as precipitações também podem causar a lixiviação de potássio – essa perda, por sua vez, impediria o acúmulo de açúcar pelas frutas, diminuindo o obrix e, consequentemente, afetando o sabor.

Esse cenário ocorreu apenas em algumas lavouras do Vale, mas acabou comprometendo a praça como um todo. Assim, nesta semana (18 a 22/03), o preço médio do amarelo tipo 6 e 7 foi de R$ 28,33/cx de 13 kg, valor 1% inferior ao da semana passada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas
doenças
HF Brasil
melão amarelo
oferta baixa
preços de melão
qualidade inferior
Vale do São Francisco (PE/BA)